sexta-feira, 7 de outubro de 2011

9ª Temporada: audiência recorde... e caindo

Saudações, leitores!

A nova temporada de Two And A Half Men começou com tudo. Como já era esperado, Ashton Kutcher atraiu vários e vários milhões de pessoas - fãs e curiosos - para a rede norte-americana CBS e fez a série bater todos os seus recordes. Logo na estréia, os Men chegaram na casa dos 28 milhões de espectadores estadunidenses, sem mencionar todos os outros que acompanharam via internet, como é o caso de muitos de nós. Mas as coisas não estão sendo as mesmas; a audiência está despencando aos milhões.

De qualquer forma, a queda na audiência já era algo esperado. A linha do tempo se origina com os 28 milhões de telespectadores que eu já mencionei. A noite de estréia foi ótima e não há quem negue. Ótima pra nós fãs: o renascimento épico da série de maior audiência da TV americana. Ótima principalmente para os anunciantes: a série chegou a uma classificação de 10,7 em telespectadores com idades entre 18 e 49 anos, a faixa etária foco da propaganda. Já na segunda semana, é registrada um número que girou em torno de 20,5 milhões de pessoas ligadas nos Men. Ainda é um número astronômico, fato. Mas são quase 8 milhões a menos; uma soma que é bem maior que a audiência da estréia do Roast of Charlie Sheen, que foi ao ar na mesma noite da Season Premiere de Two And A Half Men.

Na terceira semana, os números voltam a cair e a série chega a um nível de 17,3 milhões. Com mais de 10 milhões de espectadores a menos que na sua estréia, a 9ª temporada ainda consegue permanecer à frente da nova Dancing With The Stars, sua principal concorrente, que chegou ao índice máximo de 16,5 milhões. Como eu já disse, é uma redução bastante aceitável se considerarmos o número de "curiosos" que acompanharam e irão acompanhar os primeiros episódios. A tendência é que estas pessoas voltem a não assistir a série e a audiência retorne à normalidade. Já o ideal seria que Walden conseguisse prender esses curiosos e mantivesse os números em um patamar mais elevado. Pelo visto, isso não vai acontecer.

Não vai acontecer porque Two And A Half Men ficou em torno dos 14 milhões na 8ª temporada, um pouco abaixo da média da 7ª temporada. Se já estamos em 17 milhões, facilmente chegaremos aos 15 milhões, pelo menos. Ou seja, se não ficar abaixo, a audiência vai manter a média das outras temporadas. Entre bom ou ruim, bom. Bom porque isso indica que a temporada está tendo, teoricamente, a mesma aceitação que as anteriores e certamente a Warner investirá em um horizonte mais distante. Melhor pra eles, melhor pra nós. Mas pra isso, é bom que os próximos episódios mantenham um nível de qualidade suficientemente bom que sustente um nível de estatística razoável. Caso contrário, seria um indício de que a demissão de Carlos Irwin Estevez comprometeu diretamente a popularidade da série. E pra resolver isso, amigo leitor, existem apenas dois caminhos.

Para os curiosos, o Roast of Charlie Sheen chegou a uma marca de 6,4 milhões de espectadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário